sábado, 20 de março de 2010

Go vegan, GO!

Eu optei pelo vegetarianismo a praticamente um ano, não vou falar que eu sou das mais radicais, até porque aqui onde eu moro não tem muitas opções pra quem não come carne.... e eu estava super afim de falar sobre isso aqui, achei essa imagem perdida no meu PC... então estou aqui agora 'rsEu sou uma garota muito ecologicamente correta que sonha em ser ativista do greenpeace e ir para a antartida salvar as baleias dos japoneses malvados -eu não estou sendo ironica- e pra completar esse meu protesto eu resolvi que deixando de lado as carnes sangrentas e gordurosas-eca eu estaria dando uma ajuda a mais ao mundo \o/\o/ e como eu estou certa! Animais não são comida! É horrivel a ideia de tirar a vida de um animalzinho para transforma-lo em alimento-ou qualque outra coisa- uma vida vegetariana é super saudavel e equilibrada.

Lembrando que quem tem essa opção alimentar tem que ter alguns cuidados como a reposição de alguns nutrientes que os vegetais não podem nos oferecer.

Vitamina B12
Nenhum alimento de origem vegetal contém vitamina B12 em forma utilizável por seres humanos. Essa vitamina tem que ser reposta de outras formas, assim como consumir alimentos fontes de vitamina B12. São eles os laticinios, pode-se tomar suplementos também, e uma coisa chata é a dificuldade de encontrar alimentos enriquecidos com a vitamina no Brasil.

CalcioÉ recomendado a injestão de pelo menos 1000mg diarios. Laticinios, brocolis e folhas de mostarda são ricos em calcio e são otimas formas de repor a quantidade necessaria.

Ômega 3
É recomendado o consumo de ômega 3 em qualquer tipo de refeição, assim como os outros citados acima, mas o ômega 3 não é um nutriente que se leva muito a sério ultimamente. São ricos em ômega 3 óleo de linhaça, canola ou soja, linhaça moida e maionese Hellmanns :D

Depois da aula...
Mas o veganismo não se aplica somente a alimentação, e sim ao repeito aos animais... os coitados são abusados das mais diferentes formas e por que ? Por que não falam conosco e não podem raciocinar que nem um humano ?
Coisas como testes em animais, animais de circo, rodeios, touradas, peles e afins.... me deixam absmada, os humanos não se tornam melhores que eles só por serem um ser racional, eles são tão importantes quanto nós e merecem respeito!
Procure por qualquer coisa relacionada a vegetarianismo/veganismo no google imagens e se surpreenda!
Esse foi meu protesto e espero ter mudado alguma coisa na forma de pensar de vocês, eu não estou pedindo a ninguem para se tornar vegetariano, mas que apoiem a causa.

5 comentários:

Carla Ribeiro disse...

Não sei por que, mas sempre achei meio hipócrita essa verdade sobre o vegetarianismo.
Respeito a sua posição.
Bom texto!

Bruna Trovão disse...

acho legal vc mostrar que se importa com as causas ecológicas!!!
eu tbm procuro fazer minha parte, mas de outro jeito, eu sempre guardo papel de bala, folheto, qualquer coisa no bolso até achar uma lixeira na rua, acho imundo e nojento quem suja o chão, as ruas ficam todas emporcalhadas, é horrivel!!! tbm é questão de segurança, aqui em são paulo vive tendo enchente, muitas vezes pq os bueiros entopem e a agua não vazão...

Jaqueline disse...

Oi... Sempre leio seus textos.. este é ótimo, adorei a imagem da vaquinha no supermercado!!! Bjo....

André Lima disse...

Gostei do texto, mas ñ serei hipócrita pra falar q vou mudar por causa dos argumentos (q foram bons! =D).
Ah, e eu tbm apoio a luta contra a matança das baleias! xD
Tá certo q comendo carne, apoiamos os latifundiários q derrubam florestas inteiras pra criar gado. Mas se aumentarmos a produtividade, isso ñ será mais problema.
E sobre a parte final do seu post, eu te apoio completamente. Fico "P" da vida quando vejo rodeios, animais sendo usados em circos, etc. Isso é só mais uma prova do mau caráter do ser humano. =/
Gostei do post. Parabéns pelo texto!

Jerri Dias disse...

Bom, as raízes racionais e filosóficas para o ser humano achar que pode fazer tudo com os animais, está na Bíblia, no Gênesis, onde Deus diz que o Homem é o dominante de todas a criaturas e pode fazer delas o que quiser. Com base nisso também, a Igreja permitiu a escravidão por achar que indíos e negros não tinhama alma e eram animais.

Bom, quanto a animal não ser comida, eu discordo, porque, animal come animal e até plantas comem insetos, ou seja, faz parte da vida. Negar isso acho meio sem sentido e o problema não é comê-los, mas a forma cruel e industrializada como manipulamos os animais. Isso sim, é um horror e tem que ser comabtido.

Em tempo, acho que se comemos carne de animais, poderíamos comer carne humana também, como nossos antepassados faziam. No futuro, talvez haja menos preconceito contra isso, afinal, do boi se aproveita 45% da carne, enquanto que de um ser humano se aproveitaria 60% (dados da Superinteressante).

Beijo.